Curso de Graduação em
Engenharia Civil

Oportunidades Acadêmicas

  • Ensino, Pesquisa e Extensão

“A excelência internacional alcançada pela UFV se deve, dentre outros motivos, ao desenvolvimento da educação baseado no tripé do ensino-pesquisa-extensão, praticado desde a sua criação”’. Dessa forma, todo estudante da UFV-CRP tem direito de participar, em conjunto com professores e/ou técnicos, de Projetos Pesquisa em Ensino, Projetos de Pesquisa em Iniciação Científica ou Projetos de Extensão. Muitos destes projetos citados oferecem auxílio financeiro para os bolsistas ou podem ser, também, de forma voluntária.

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) oferece programas para os alunos de graduação que se interessam em desenvolver projetos de pesquisa em ensino. Estes têm como objetivo incentivar e oferecer apoio extracurricular que tenha como principal pilar o ensino baseado nas propostas pedagógicas da UFV.

“A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) tem como missão definir e executar políticas de incentivo à pesquisa, pós-graduação, iniciação científica e capacitação de recursos humanos. ” É a partir disso que a UFV busca estar sempre contribuindo com a pesquisa e a tecnologia, auxiliando a sociedade brasileira.

“Na Universidade Federal de Viçosa, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura é o órgão responsável por coordenar, estimular e compatibilizar as atividades de extensão e cultura desenvolvidas pelas diversas unidades da UFV. ” Pode-se dizer que os projetos de extensão intensificam os laços entre sociedade e universidade, afinal, a pesquisa é realizada com o objetivo de impactar, diretamente, o meio no qual está inserida.

Os alunos que participam de algum desses projetos têm o direito de publicar e defender seus trabalhos no SIA, o Simpósio de Integração Acadêmica. Neste evento, em uma semana inteira, que acontece anualmente, todos os alunos envolvidos se dispõem a apresentar, para toda a Universidade, o trabalho desenvolvido.

Além disso, caso o aluno apresente interesse com o meio acadêmico, a UFV apoia os serviços de monitoria e tutoria. São alunos que, com a facilidade de passar a aprendizagem para os demais, oferecem reforço e aulas para sanar as dúvidas de certas disciplinas. Estes casos os alunos também podem receber auxílio financeiro ou, ainda, de forma voluntária.

O curso de Engenharia Civil conta com professores engajados que sempre estão à disposição de orientar alunos com vontade de fazer diferente e não se contentam, somente, com a sala de aula. Estes projetos incrementam ao curso de maneira que os estudantes sejam formados para lidar com os problemas que a sociedade enfrenta, buscando soluções.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress