Curso de Graduação em
Engenharia Civil

Futuro Estudante

Futuro estudante, você está agora prestes a ingressar em uma das mais brilhantes e desafiantes fases de sua vida. Uma fase de descobertas pessoais, formação de novos laços e de muito aprendizado.

A Universidade Federal de Viçosa conta com o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de ingresso. Entrar na universidade, por mais difícil que seja, é o primeiro de muitos passos. A UFV presa-se por um ensino de alta qualidade e exige bastante dedicação dos seus alunos. Portanto, obter o diploma de graduação não é uma tarefa fácil, é preciso muito esforço e dedicação.

A escolha de um curso, não é nada trivial, afinal essa escolha refletira na sua profissão, seu dia a dia e seu futuro. Para facilitar, aqui vai um breve resumo que lhe permitirá entender melhor a respeito do nosso curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa – campus Rio Paranaíba ( UFV-CRP).

A UFV de Rio Paranaíba possui um campus relativamente novo. Imagine-o como uma mina de ouro recém-descoberta. Uma mina de ouro que esconde diversas surpresas e tesouros. Um desses tesouros já foi encontrado e se titula, Engenharia Civil. O curso, criado ainda em 2009, já conquistou seus títulos por aí. Mesmo com tão pouco tempo de existência, ele já bate de frente com os mais conceituados do país, alcançando nota 4 na avaliação do MEC de 2015 e o oitavo lugar na avaliação do ENAD.

Tamanho sucesso é fruto de muita dedicação e trabalho duro dos docentes e alunos. No campus é fácil encontrar inúmeras pessoas dispostas a ajudar e fazer acontecer. Essa quantidade de gente determinada e engajada em melhorar sempre mais o curso, deu origem a quatro entidades que defendem e cuidam do interesse do corpo estudantil como um todo. São elas o Crea Jr., a Concreta – Soluções em Engenharia, o Centro Acadêmico da Engenharia Civil(CAVIL) e o Engenheiro Sem Fronteiras. Juntas, essas entidades realizam diversos eventos ao longo do ano, trazendo inúmeras atividades que ajudam bastante na formação acadêmica e pessoal de quem participa.

 O Crea Jr. se trata de um primeiro passo para união entre Engenheiros (ou futuros engenheiros) e a autarquia que os defende e torna legal o exercício da sua profissão, no caso o CREA – MG. Com seletiva de membros anuais, o Crea Jr é uma ótima opção dentro da universidade para aqueles interessados em lutar em favor da classe já no âmbito estudantil.

Os Engenheiros Sem Fronteira, núcleo Rio Paranaíba, é a representação rio paraibana de uma das entidades que mais cresce no mundo. Ele, bem como os outros órgãos citados acima, também conta com a união de pessoas proativas e com fome de mudança. São realizados pelos Engenheiros Sem Fronteiras diversas obras com cume social na cidade. São atividades como por exemplo, a revitalização do Asilo Municipal, que trouxe uma nova cara para o lar de idosos de Rio Paranaíba. Também com admissão de membros geralmente anuais, os Engenheiros sem fronteiras procuram pessoas dispostas a encarar desafios de frente e tornar o mundo um lugar melhor. Procure um dos membros, seja você também um engenheiro transformador!

A Concreta – Soluções em Engenharia é a empresa júnior do curso. Ela possui todos os parâmetros empresariais, com hierarquias e postos estabelecidos geralmente também por seletivas anuais. A seletiva engloba uma prova de aptidão, seguida de entrevistas, análises curriculares e um processo trainee. Para aqueles que desejam passar por uma experiência profissional que envolva um aprendizado sobre como se comportar em um ambiente de trabalho, como proceder com a realização de projetos, dentre outros, mande seu currículo!

 

O Centro Acadêmico da Engenharia Civil (CAVIL) se trata da conexão entre alunos e professores. Ele é a voz dos estudantes perante a universidade. Durante o ano, os membros eleitos por votação que ocorre a cada dois anos, atuam em diversos eventos dentro da faculdade, como por exemplo a Copa CAVIL. Um evento esportivo que visa a interação entre as turmas e a promoção do esporte no curso. Além de participar ativamente da Semana Acadêmica, Ciclo de Palestras e outros. Para aqueles interessados em fazer acontecer e tornar o curso ainda melhor para todos, procure o Centro Acadêmico!

Dos eventos realizados anualmente, tem-se como principais o Ciclo de Palestras e o xodó do curso, a famigerada Semana Acadêmica. O Ciclo de Palestras é organizado no primeiro semestre do ano pelas quatro entidades citadas acima. Ele abre espaço para os professores do campus colocarem em pauta os seus trabalhos recentes e discutam com os seus alunos diversos assuntos que auxiliam na formação acadêmica e permite ainda que os estudantes conheçam os seus docentes.

A Semana Acadêmica da Engenharia Civil ou simplesmente SEAC – CIVIL, teve em 2016 a sua quinta realização. Organizada também pelo Crea jr, Concreta, CAVIL e Engenheiros Sem Fronteira, ela acontece geralmente no segundo semestre de cada ano e se trata de uma semana inteira de atividades voltadas para o curso. São palestras, minicursos, diversas atividades práticas e o famoso desafio das pontes. Finalizada sempre com um churrasco de confraternização, a Semana Acadêmica da Engenharia Civil vem sendo um sucesso, e sua fama aumenta a cada ano, trazendo alunos de diversas instituições da região e os mais renomados profissionais e empresas da área para dividir um pouco de conhecimento com os estudantes que dela participam.

Como deu para perceber até agora, o curso de Engenharia Civil de Rio Paranaíba já teve em pouco tempo muita história escrita e aguarda você para preencher algumas páginas desse livro maravilhoso que é a arte de construir, casas, prédios, sonhos e o que a imaginação permitir. Venha fazer parte de tudo isso, venha ser UFV!

 

 

 

 

 

 

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress