Curso de Graduação em
Engenharia Civil

Histórico

         O Curso de Engenharia Civil foi implementado a partir da perspectiva de planejamento da UFV – CRP dividido em quatro etapas. Foi criado na 3ª etapa, ocorrida em julho de 2009, conjuntamente com os cursos de Ciências Contábeis e bacharelado em Química.

       O início das discussões sobre a implantação do curso de Engenharia Civil no Campus da UFV em Rio Paranaíba se deu, formalmente, a partir de dezembro de 2008 com a criação da Comissão de Avaliação de Propostas para a Implantação de Novos Cursos, conforme Ato 0111/2008. Esta comissão realizou estudos detalhados, chegando a visitar outras instituições de ensino. O processo foi complexo, com várias reuniões e análises de diferentes propostas de cursos. Para tanto, estavam envolvidos a comissão referida, os docentes da UFV – CRP e a própria comunidade regional e de Rio Paranaíba. A proposta de implantação do curso de engenharia civil foi pautada pela observação do potencial de desenvolvimento da região, associado à necessidade de profissionais da área e pelo crescimento da indústria da construção civil no país.
Após discussões, observando-se as considerações feitas pelos membros da UFV – Campus de Viçosa quando da apresentação das propostas e após análise das sugestões apresentadas pelos professores e lideranças da comunidade, chegou-se, por consenso, à conclusão de que os cursos a serem implantados em 2009 – Segundo Semestre, seriam: Engenharia Civil, Ciências Contábeis e Bacharelado em Química, com Ênfase em Química Ambiental, sendo tal proposta encaminhada para apreciação do Corpo Docente de Rio Paranaíba, em reunião convocada pelo Diretor do Campus.

       No dia 09/02/2009, os professores do Campus de Rio Paranaíba, em reunião com pauta única “Explanação das propostas levantadas no decorrer do processo de discussão para escolha dos cursos a serem implantados no Campus UFV de Rio Paranaíba, Vestibular 2009-II, exposição da conclusão alcançada, buscando o respaldo da Proposta Final pelo corpo docente da instituição”, após discussões, aprovaram, por unanimidade, a proposta de implantação, em 2009-II, no Campus de Rio Paranaíba, dos cursos de Engenharia Civil (50 vagas), Ciências Contábeis (50 vagas) e Bacharelado em Química, com Ênfase em Química Ambiental (25 vagas para o vestibular 2009-II, e 50 vagas para os seguintes), conforme Ata 001/CRP/2009.

           No dia 04 de março de 2009 as propostas apresentadas foram enviadas através do processo n º 002398/2009, para análise e deliberação pelas instâncias superiores da UFV – Campus Viçosa.
A Pró-Reitora de Ensino, entre outras considerações, afirma em seu relato à folha 62 do processo nº002398/2009:

       Considerando a necessidade de atender as metas explicitadas no projeto de expansão da UFV com o Campus de Rio Paranaíba e que as razões apresentadas no processo para que os cursos sejam iniciados no segundo semestre letivo de 2009 são plausíveis e atendem aos anseios da comunidade regional, a Pró-Reitoria de Ensino manifesta-se favorável a implementação dos três novos cursos no referido campus, a partir do segundo semestre letivo de 2009.

         Na 458ª reunião realizada no dia 20/03/09, o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFV – Campus Viçosa, CEPE, aprovou por unanimidade a proposta de implantação, em 2009/II, no Campus de Rio Paranaíba os cursos de Engenharia Civil (50 vagas), Ciências Contábeis (50 vagas) e Química com Ênfase em Química Ambiental (25 vagas para o Vestibular 2009/II e 50 vagas para os seguintes). Esta aprovação está documentada pela Ata nº 458 de 20/03/2011 (Anexo I).

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress